eco-escolas-bandeira-verde

Pólo de Alverca | O (re)Hastear da Bandeira Verde revela uma cultura enraizada

A promoção da mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, a proteção da biodiversidade e do território e a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis, têm sido projetos em destaque nos últimos meses no Colégio José Álvaro Vidal.

Desafios lançados a alunos sob o programa educativo internacional “Eco-Escolas”, promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE), cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Colégio José Álvaro Vidal é “eco-escola” desde 2010

O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. E os resultados têm vindo a sentir-se.

Em outubro, no auditório Olga Cadaval, em Sintra, os alunos do 1.º ciclo da CEBI receberam o 1.º prémio do desafio nacional “Qual é o teu Super-Poder?”, onde participaram quase 400 escolas (na foto, ao centro, aluno do Colégio recebe prémio em representação de todos os colegas). Nesta atividade “Eco-Escolas”, pretendeu-se alertar para as propriedades nutritivas dos alimentos frutícolas e hortícolas e dar a conhecer os benefícios do consumo variado destes dois grupos de alimentos, através da criação de uma história escrita e ilustrada.

Educação Ambiental para a Sustentabilidade
eco-escolas-mar

O projeto “O Mar começa Aqui” foi mais um desafio “Eco-Escolas” em que os alunos participaram este ano. Os estudantes de 3.° ciclo trabalharam a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, sublinhando da necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, em geral, e da qualidade da água doce e salgada, em particular.

O concurso consistiu na criação artística de um projeto para uma sargeta de águas pluviais, com intuito de despertar a consciência comunitária para a temática apresentada. Os trabalhos submetidos passaram por várias etapas e votações, culminando este mês com a pintura dos dois trabalhos distinguidos nas sarjetas de águas pluviais do recinto do colégio, num momento acompanhado pelos delegados ambientais de 3.º ciclo.

A equipa do Programa Eco-Escolas do Colégio José Álvaro Vidal agradece a todos os alunos participantes, nestes e noutros desafios, salientando que a promoção de valores para uma mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais é fundamental.

Veja o hastear da Bandeira aqui