A importância dos Afetos
Desde a primeira infância que o estabelecimento de vínculos afetivos é essencial para a construção da identidade e dos relacionamentos interpessoais do bebé, uma vez que é a partir das ligações geradas entre os familiares e outros adultos de referência que a criança começa a compreender o mundo que a rodeia e os seus próprios sentimentos.
As interações entre o bebé e os seus responsáveis, que compreendem gestos de carinho, cuidado e atenção, destinados a satisfazer as suas necessidades básicas, promovem a formação de bebés emocionalmente inteligentes, enquanto estimulam o seu desenvolvimento cognitivo.
A creche deve ser um lugar estimulante, onde a criança brinca para aprender e aprende para brincar, para socializar, desenvolver-se e crescer em conjunto e em interação com os seus pares. Nesse contexto, o afeto é um elemento essencial durante todo o processo de ensino-aprendizagem, considerando-se que é nesta etapa que a criança forma hábitos, valores e atitudes, que a permitem construir a sua personalidade.